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Indústria da borracha: como saber a hora certa de expandir a sua empresa?

Demanda do mercado, cenário econômico, estabilidade financeira, entre outros, são alguns dos requisitos que precisam ser avaliados para ter certeza de que sua empresa está preparada para uma expansão, principalmente se atua em um mercado atrativo e competitivo como é o caso da indústria da borracha.

Geralmente, a fase que aponta o melhor momento de dar o próximo passo é quando as finanças estão bem administradas, os clientes satisfeitos com os produtos e serviços e a rentabilidade dentro do esperado para o período, demonstrando que, de modo geral, o negócio se mantém saudável.

Uma coisa é certa: para crescer é preciso de uma dose de coragem e ousadia, além de decisões embasadas em dados do próprio negócio e estudos do mercado em que se atua.

Indústria da borracha em números

Antes de citarmos o que se deve levar em consideração sobre o seu próprio negócio, vamos entender um pouco mais da indústria da borracha – um setor que está crescendo cada vez mais e tem uma importante participação na economia brasileira.

Segundo o Perfil Setorial da Indústria, uma plataforma lançada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o setor de borracha e materiais plásticos emprega mais de 415 mil pessoas em cerca de 13 mil empresas. Trata-se de uma indústria diversa, que exporta 7,6% de sua produção.

Além disso, em 2019 foram investidos R$583 milhões em pesquisa e desenvolvimento pelo setor e mais de R$11,4 bilhões arrecadados em tributos federais em 2020. A indústria da borracha tem a participação de 2,2% do PIB industrial brasileiro.

Portanto, o setor oferece uma série de vantagens, principalmente pela diversificação na gama de produtos, contribuindo para a economia nacional, a geração de empregos e a inovação tecnológica.

Fatores que merecem atenção antes da expansão

Toda decisão de expansão, por mais simples que possa ser, deve ser considerada com base em alguns fatores e vamos falar um pouco mais sobre eles a seguir:

  • Rentabilidade

Sua empresa está atingindo níveis consistentes de lucro? Se sim, é importante fazer uma análise da margem de lucro para determinar se é suficiente para cobrir os custos que virão com a expansão.

  • Recursos financeiros

Há um controle financeiro? É imprescindível uma avaliação sobre a saúde financeira do seu negócio. Portanto, certifique-se de ter os recursos financeiros necessários para financiar a expansão sem comprometer a estabilidade do negócio, afinal, o que já está dando certo não pode desandar, correto?

  • Eficiência operacional

De nada adianta pensar em expansão se o seu operacional não conseguir atender a demanda, portanto, garanta que seus processos sejam eficientes e escaláveis. Caso seja necessário, considere fazer melhorias na infraestrutura e nos sistemas antes de iniciar o processo de ampliação.

  • Força da equipe

Outro ponto importante e que merece atenção no processo de expansão é avaliar se a sua equipe atual pode lidar com o aumento da carga de trabalho. Conforme sua avaliação, considere a necessidade de contratar mais funcionários ou treinar os que já estão com você.

  • Análise de concorrência

Neste caso é importante entender como a expansão afetará a posição competitiva da sua empresa. Para tanto, avalie o mercado com o intuito de garantir que não haja saturação ou excesso de concorrência.

  • Tecnologia e inovação

Dependendo do tipo de expansão que deseja fazer, será necessário certificar-se de que o seu negócio está atualizado em termos de tecnologia, afinal, entende-se que a ampliação vai também aumentar a demanda. Quanto mais inovadora e estruturada a sua empresa estiver, melhor será para se manter competitivo.

  • Avaliação de riscos

Os riscos sempre rodeiam o mundo dos negócios, portanto, identificar aqueles que são mais propensos a impactar a sua expansão é importante. A partir daí, fica mais fácil desenvolver planos de contingência para lidar com possíveis desafios.

  • Feedback do cliente

O feedback do cliente é um fator extremamente importante para qualquer etapa do seu negócio, e no momento de expansão não seria diferente. Faça uma análise do retorno da sua clientela para entender se estão mesmo satisfeitos com os seus produtos ou serviços. Além disso, considere se há demandas não atendidas que a expansão poderá abordar.

  • Regulamentações e legislações

Caso a sua expansão também seja de espaço geográfico, é importante compreender as regulamentações e leis locais para que não descumpra nenhum requisito e sofra qualquer tipo de sanção.

  • Sustentabilidade a longo prazo

Por fim, pondere se a expansão é sustentável a longo prazo ou se é apenas uma oportunidade momentânea que vai demandar investimento financeiro e tempo. Lembre-se que esse tipo de movimento precisa gerar retorno financeiro.

Fique por dentro das mudanças da indústria da borracha com a Expobor

Boa parte das avaliações que você precisa fazer para se certificar de que sua empresa está preparada para uma expansão são respondidas em eventos voltados para o setor, e um dos mais importantes acontece em junho: a Expobor – maior feira internacional voltada para a indústria da borracha. A Expobor reúne os principais líderes do segmento de toda a América Latina, e você terá acesso às tendências e novidades do mercado.

A feira é, desde 1996, uma das mais importantes para o setor, por permitir que os visitantes tenham acesso a produtos, máquinas, soluções e inovações para transformação e produção de artefatos de borracha nos segmentos automobilísticos, mobilidade, calçadista, petrolífera, pneumática, siderúrgica, eletroeletrônica, construção civil, hospitalar, entre outras.

Além de tudo isso, você e o seu time poderão ficar por dentro de dados e informações sobre o mercado, concorrência, regulamentações, entre outros fatores que citamos anteriormente, que são muito importantes para sua avaliação.

Os encontros acontecem a cada dois anos, e os visitantes têm acesso a expositores, networking e negócios, congressos, seminários e palestras, bem como captação de parcerias e troca de conhecimentos técnicos.

Na última edição da feira, realizada em 2022, junto com a Pneushow – Feira Internacional da Indústria de Pneus, tivemos quase 70 palestras e painéis em três dias de evento. Foram 145 marcas expositoras e 8,6 mil visitantes!

Para este ano, o tema será “A Nova Ordem Mundial – Brasil como potência à atração de investimentos”. A ideia é traçar um panorama atualizado da indústria da borracha, principalmente devido a todas as mudanças nos padrões de produção, competição, modelos de negócios, consumo e estilo de vida.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre a indústria de artefatos de borracha, pneus e negócios.

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