Mercado

Cultivo de seringueira é facilitado pelo clima e o solo em Guarapari

De acordo com o extensionista do Incaper, o cultivo da seringueira é feito há anos na cidade.

 

Segundo o engenheiro agrônomo Cassio Vinicius de Souza, extensionista do Incaper, o cultivo da seringueira é feito há décadas em Guarapari, facilitado principalmente pelo clima e pelas condições do solo.

“Hoje, nós temos cerca de 1.500 hectares no município ocupados pela atividade. Em praticamente todas as comunidades rurais de Guarapari existem plantios. Muitos deles não têm a seringueira como prioridade, mas talvez como a segunda ou terceira atividade geradora de renda na propriedade”, explicou.

Apesar de não ser o cultivo mais relevante de Guarapari, a seringueira possui uma cadeia que está estruturada. “É uma cultura importante porque, juntamente com outros cultivos, compõe a renda dos nossos agricultores”, declarou. Além disso, Cássio informou que uma das vantagens da atividade é o longo ciclo de vida da planta. “É uma cultura perene. Você planta e explora por décadas”.

Além do uso comercial, a seringueira também é benéfica para o meio-ambiente, reitera o extensionista. “Ela é importante para a recuperação de áreas degradadas, recuperação de áreas de recarga, assim como serve de cobertura para o solo e para a redução de processos erosivos. Ou seja, além do aspecto econômico e produtivo, tem a relevância ambiental”.

 

Leia também: Guarapari concentra a maior área plantada de seringueira do ES

 

Leia também: Fábrica do interior de SP aposta em sintético vegano

 

Fonte: Primeira Página com informações do site Folha Online.

Redes Sociais