Mercado

Assistência Técnica e Gerencial são fundamentais na heveicultura

ATeG acompanha mais de 1,1 milhões de árvores em cerca de 2,5 mil hectares.

 

O heveicultor João Favero Neto, de Aparecida do Taboado, município distante 450 quilômetros, recebe a consultoria da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural há quatro anos.

“A regularidade e disponibilidade de tempo do técnico é importante, principalmente porque o cultivo de seringueira é novo na região, então estamos formando as florestas e desenvolvendo mão de obra para exploração do látex”, explica.

Neto declara que percebeu a necessidade de capacitação para os profissionais que atuam na cultura. “Metade da floresta plantada na minha propriedade está em produção e os outros 50% entrarão em produção nos próximos 4 anos. Tenho árvores no 1º, 2º e 3º anos de produção”, detalha.

A Assistência Técnica em Florestas Plantadas possui três estágios:

  • Implantação – 0 a 1 anos
  • Condução – 2 a 6 anos
  • Extração – 7 anos em diante

Sobre o trabalho do técnico de campo, o produtor detalha. “Avalio o atendimento como muito importante. É fundamental na formação da mão de obra”.

A supervisora da Assistência Técnica e Gerencial, Daniela de Lourdes Sabino, destaca a relevância do programa para os proprietários que atuam neste setor.

“É bem inovador. Nós somos um estado que está iniciando essa cultura. Não existia nenhum outro projeto que atingia toda a cadeia produtiva. O Senar/MS veio para modernizar, hoje nós atendemos o heveicultor que está em implantação, condução e também na fase de extração”.

Além de Aparecida do Taboado, a ATeG atende os municípios de Alcinópolis, Cassilândia e Paranaíba. São mais de 2,5 mil hectares e 1,1 milhão de seringueiras.

No portfólio do Senar/MS são 70 cursos de Formação Profissional Rural em Florestas Plantadas, nas áreas de gestão, processos, educação, saúde e segurança no trabalho, máquinas, manejo, além de eventos e outras agendas. Mais informações, acesse www.senarms.org.br.  

 

Leia também: Deputado recebe delegação parlamentar da Indonésia

Leia também: Livro discorre sobre a relação da seringueira com a Amazônia

 

Fonte: Primeira Página com informações do site G1.

Redes Sociais