Mercado

Livro da Embrapa ajuda produtor a identificar doenças da seringueira

A obra está disponível na Livraria Embrapa e é importante na elaboração do diagnóstico rápido dos principais problemas que afetam a cultura.

 

A Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental, disponibiliza na Livraria Embrapa, o livro de bolso "Manual de Identificação de Doenças da Seringueira".

A publicação leva ao leitor uma série de imagens e textos que identificam e caracterizam os sintomas de doenças bióticas (causadas por nematoides, fungos, bactérias, vírus) que afetam as folhas, o caule e a raiz da seringueira; assim como doenças abióticas (ambiente na qual vivem como temperatura, umidade, luz, nutrientes, pH), incluindo os sintomas de deficiências nutricionais.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental e um dos autores do livro, Luadir Gasparotto, o material é importante para os produtores e os técnicos da extensão rural elaborar diagnóstico rápido dos principais problemas que afetam a cultura, tanto nos viveiros e jardins clonais, quanto nos seringais já estabelecidos.

"Conhecer os problemas inerentes às doenças abióticas e bióticas que afetam a exploração comercial da seringueira, bem como as estratégias para o controle dessas doenças, é imprescindível para manter a competitividade da produção de borracha natural em todo o País", ressaltou o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Brum Rossi.

O livro está disponível no site www.embrapa.br/livraria, pelos telefones (61) 3448-4236 e (61) 3448-2494 e por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Leia também: Embrapa desenvolve árvores tricompostas de seringueira

Leia também: Livro discorre sobre a relação da seringueira com a Amazônia

 

Fonte: Primeira Página com informações da Embrapa.

 

Redes Sociais