Mercado

Livro discorre sobre a relação da seringueira com a Amazônia

O que você sabe sobre a Amazônia? Este é o ponto alto da publicação que destaca as inúmeras espécies de árvores da região e suas devidas importâncias.

 

O livro “Seringueira”, da Martins Fontes, escrito por Fabiana Werneck Barcinski, detalha sobre a árvore da originária da mais extensa bacia hidrográfica do mundo, a do rio Amazonas, que gerou muita riqueza e disputas na história do Brasil: a seringueira.

“Mas, o que você sabe sobre a Amazônia?”, questiona Fabiana. Além de ser uma área tropical gigantesca, que ocupa cerca de 60% do território brasileiro, incorporando os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas regiões do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso, ela inclui zonas de alguns países vizinhos do Brasil (Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa e Suriname).

Por isso, ela é o maior bioma terrestre do planeta. “A Floresta Amazônica possui inúmeras espécies de árvores e é, também, a principal fonte de madeira de florestas nativas do Brasil. Os exemplos mais típicos são a castanheira, que apresenta uma madeira de excelente qualidade e enorme potencial de uso de seu fruto; e a seringueira, que, com seu leite precioso, foi motivo de muitas batalhas sangrentas, contrabandos internacionais e enriquecimento de muitos homens”, elucida a autora.

Fabiana Werneck Barcinski é historiadora, roteirista e editora de livros. É autora dos livros da série Um pé de quê, inspirada no programa de TV homônimo de Regina Casé e Estevão Ciavatta. Fundou o selo infantojuvenil Girafinha, do qual foi a editora responsável (2006-2009).

 

Leia também: Embrapa desenvolve árvores tricompostas de seringueira

Leia também: Pesquisas mostram que seringueira oferece madeira de qualidade

 

Fonte: Primeira Página, com informações da Livraria da Travessa.

Redes Sociais