Mercado

Seringueira é alternativa para pequenos produtores

 

O cultivo pode ser feito de forma consorciada com plantações de café, cacau, mamão, banana e outras atividades rurais desenvolvidas na propriedade.

 

No Paraná, o potencial de expansão da área é grande, em função da condição de temperaturas registradas. A plantação de seringueiras é muito favorável para os pequenos agricultores, uma vez que o plantio pode também ser complementar a outras culturas.

O cultivo pode ser feito de forma consorciada com plantações de café, cacau, mamão, banana e outras atividades rurais desenvolvidas no estado.

Para o produtor que queira saber um pouco mais sobre a planta, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lançou o livro Cultivo de Seringueira no Paraná.

A obra é um minucioso compêndio sobre procedimentos técnicos em todas as etapas de cultivo – da seleção de áreas apropriadas ao plantio de seringais, formação de mudas e implantação do seringal até a extração do látex, de autoria do engenheiro florestal André Luiz Medeiros Ramos, com os pesquisadores Jomar da Paes Pereira e Alex Carneiro Leal.

​Situação mercadológica ​que ​faz da seringueira uma opção rentável para a diversificação de culturas, com uso de​ florestas plantadas em ​locais onde seu cultivo não é tradicional, como a Zona da Mata em Pernambuco, o Sul do Maranhão, o litoral Sul da Bahia, os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e, ainda, o Noroeste do Paraná.

Como dificuldades, Ramos alerta para a acentuada redução de mão de obra no meio rural e problemas de pragas e doenças, ainda mais preocupantes com a limitação de agrotóxicos registrados para seringais.

O livro Cultivo da Seringueira no Paraná pode ser adquirido na sede do Iapar, em Londrina, ou pelo site do Instituto.

 

Leia também: Pesquisas mostram que seringueira oferece madeira de qualidade

Leia também: Composto biológico ajuda a controlar nematoides em seringais

 

Fonte: Primeira Página com informações do site Conexão Agro.

Redes Sociais