PRESS RELEASES

Painel na EXPOBOR e PNEUSHOW destaca importância das práticas de ESG para a indústria da borracha

Encontro tratou de pautas ambientais e sociais para um futuro mais sustentável no setor

No último dia da EXPOBOR e PNEUSHOW 2024 houve espaço para um tema importante para o futuro da indústria da borracha. Henrique de Oliveira Brito, sócio-proprietário da Bristein Consultoria Técnica e Comercial, apresentou em um painel como a indústria da borracha atua quando o assunto é ESG.

“Sustentabilidade e ESG existem na mesma lógica, mas sustentabilidade tem um conceito mais amplo, mais antigo e aceito mundialmente. Esse conceito é: satisfazer a geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Sustentabilidade é mais que proteção ambiental; envolve também desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social. Os jovens já não querem trabalhar em empresas que não estejam engajadas com os temas de ESG, no que estão corretos”, destacou Brito.

Em seguida, o palestrante reforçou a importância da governança como base para as boas práticas de ESG. “Se uma empresa não possui boa governança, os demais elementos ficam comprometidos. É preciso inserir a sustentabilidade e o social na governança e, assim, gerar boas práticas que vão apresentar benefícios a longo prazo.

Isso não significa, entretanto, que pensar no meio ambiente seja uma questão secundária. Brito apresentou estudos que mostram que, nos próximos dez anos, cinco de dez riscos globais serão riscos ambientais.

Apesar de dados mostrarem que diversas vertentes do setor da borracha são poluidoras, a participação no total de emissão de poluentes em todo o Brasil é muito pequena. Ainda assim, Brito reforça que a indústria da borracha deve se preocupar em reduzir o impacto ambiental. “Estamos todos no mesmo barco e já somos impactados pelas mudanças climáticas. ESG é ir além do que é pedido, é maximizar os impactos positivos e mitigar os negativos.”

Brito citou a indústria da reforma de pneus como exemplo prático de sustentabilidade e de aplicação de boas práticas de ESG. Dados da ABR (Associação Brasileira da Reforma de Pneus) mostram que, nos últimos dez anos, a reforma de pneus produziu 80 milhões de reformas de pneus de comerciais e 52 milhões de reformas de pneus de automóveis. Com isso, economizou-se aproximadamente cinco bilhões de litros de petróleo no período. “A reforma de pneus é descarbonização e economia circular.”

Para finalizar a fala, o palestrante fez um chamado às empresas que ainda não se dedicam aos temas de ESG para começar a aplicar essa filosofia, pontuando que é importante alinhar as práticas com as estratégias da empresa, citando seis pontos fundamentais na jornada de aplicação do conceito: conhecer para entender e decidir; diagnosticar para saber o ponto de partida; planejar a implementação; implementar; medir, monitorar e corrigir; relatar e comunicar.

“O importante é começar. Corrijam, caso seja necessário. Lembrem-se: a partir do momento em que vocês fizerem isso de forma externa, será um compromisso público”, concluiu Brito. O termo ESG apareceu pela primeira vez em 2004 na publicação Who Cares Wins, produzida pelo Pacto Global e pelo Banco Mundial. A sigla se refere aos termos Environmental, Social e Governance – em tradução para o português, meio-ambiente, social e governança corporativa. Desde então, os três pilares são cada vez mais importantes para a construção de uma sociedade mais inclusiva, sustentável e ética.

SERVIÇO

EXPOBOR E PNEUSHOW 2024 
Dias e horários: De 26 a 28 de junho, das 13h às 20h 
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo – SP
Site oficial EXPOBOR e PNEUSHOW 2024 – clique aqui
Página oficial para credenciamento – clique aqui

Sobre a EXPOBOR  
A EXPOBOR, principal e maior evento de tecnologia da borracha na América Latina, reúne produtos, máquinas, soluções e inovações para a produção de artefatos de borracha em diversos segmentos industriais, como indústria automobilística, mobilidade, calçadista, petrolífera, pneumática, siderúrgica, eletroeletrônica, construção civil, hospitalar, entre outros. A feira oferece uma experiência completa, incluindo exposições, networking, oportunidades de negócios, congressos, seminários, palestras e projetos especiais em parceria com entidades acadêmicas e setoriais, tornando-se uma referência internacional em tecnologia industrial.

Sobre a PNEUSHOW
A PNEUSHOW é a principal feira de negócios do setor, apresentando produtos, máquinas, soluções e inovações que abrangem todas as fases da vida útil de um pneu. Fabricantes, revendedores, reformadores e transportadores se reúnem a cada dois anos para impulsionar a evolução da tecnologia sob rodas e contribuir para uma sociedade mais sustentável. A PNEUSHOW oferece uma experiência completa aos participantes, com exposições, oportunidades de networking, congressos, seminários, palestras e projetos especiais desenvolvidos em colaboração com parceiros acadêmicos e entidades setoriais representativas. O evento é uma referência internacional em tecnologias de produção e reforma de pneus, conectando o presente ao futuro da inovação em mobilidade.

Sobre a Francal
A Francal foi fundada na cidade de Franca, interior de São Paulo, em 1969. Há 55 anos contribui para o fomento ao desenvolvimento econômico e social, atuando em 15 setores múltiplos, atraindo conexões entre empresas nacionais e internacionais. Em mais de cinco décadas, nos tornamos uma das maiores e mais sólidas promotoras de eventos do país e hoje temos em nosso portfólio 16 feiras. Em 2024, estabelecida como um ecossistema para eventos, a Francal vislumbra um futuro próximo ascendente na oferta de conexões e no avanço dos negócios.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.