publicações

5 dicas para aumentar o seu networking na indústria de artefatos de borracha

Aumentar sua rede de contatos é fundamental para o seu desenvolvimento profissional e pessoal, mas é preciso reforçar que o networking é um processo contínuo que exige investimento de tempo para cultivar relacionamentos genuínos, principalmente em um mercado tão acirrado como o da indústria de artefatos de borracha.

Derivado da palavra inglesa network, que significa rede, o networking nada mais é do que a ação de criar uma rede. Esse termo é frequentemente usado no mundo dos negócios e descreve a prática de estabelecer e cultivar relações comerciais com o objetivo de promover oportunidades de negócios, compartilhar conhecimentos e recursos. Mas você sabe como colocar esse conceito em prática? É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

A importância do networking para o seu negócio

As conexões feitas com outras pessoas são extremamente enriquecedoras. A troca é fundamental para alavancar a carreira, mas não apenas isso: insights valiosos e aprendizados também são essenciais para o dia a dia. Sem contar que se trata de uma oportunidade para aumentar as nossas experiências, nos mostrar algo além do que estamos acostumados a enxergar, e ainda nos proporciona o desenvolvimento da criatividade. Na indústria de artefatos de borracha ou em qualquer âmbito profissional, o networking pode transformar os contatos em novos parceiros ou investidores, bem como novas fontes de inspiração, portanto, uma boa rede de contatos é fundamental para o sucesso dos negócios.

A seguir listamos 5 dicas para que você possa aumentar o seu networking na indústria de artefatos de borracha.

  1. Desenvolva habilidades de comunicação

Aprimore suas habilidades de comunicação, seja com um discurso bem ensaiado, seja se preparando para conversar sobre o seu negócio – é importante ter na ponta da língua as informações relacionadas com a sua área de atuação. Seja ousado, afinal, o que permanece neste contato inicial é a primeira impressão, portanto, quem está interessado em algo deve sempre demonstrar entusiasmo e qualificação.

Além disso, uma boa impressão sempre será importante para a construção de relacionamentos sólidos. Nesse sentido, às vezes será preciso “quebrar o gelo” para iniciar uma conversa. Uma ótima dica para começar uma conversa é se mostrar antenado com as notícias do país e do mundo, bem como do mercado de artefatos de borracha, é claro!

  1. Defina os interesses

Depois de uma comunicação bem alinhada, outra dica para aumentar seu networking na indústria de artefatos de borracha é mapear os interesses, e para isso é fundamental estabelecer um foco sobre onde você e o seu negócio precisam chegar e quais são os contatos necessários para atingir esse objetivo.

Entenda que geralmente os interesses são semelhantes, e estar em contato com profissionais da área pode facilitar todo o processo. É imprescindível manter contato com a sua rede para construir uma relação bem nutrida. É desta forma que você deixa de ter apenas contatos e passa a ter relacionamentos sólidos para o seu negócio.

  1. Seja proativo, interessante, mas nunca finja ser o que não é

Não espere que as oportunidades de networking cheguem até você. Esteja disposto a se apresentar, iniciar conversas e trocar informações de contato.

É importante, nesse processo de networking, que você também seja uma pessoa interessante. Nesse sentido, é fundamental se esforçar para ser lembrado.

Porém, na sede de fazer contatos, é muito comum que as pessoas comecem a criar personagens e fingir ser alguém que não são, perdendo a autenticidade. Com isso, as chances de se criar uma relação sem confiança e sem cumplicidade são grandes!

  1. Esteja presente nas redes sociais

Abuse das tecnologias que têm facilitado a proximidade entre as pessoas, especialmente as redes sociais – hoje contamos com as opções exclusivas para contatos profissionais, como o LinkedIn – que é um ótimo canal para compartilhar insights, participar de grupos de discussões e ainda construir sua presença online.

Mas há também outras redes sociais que merecem a sua atenção, afinal, há público para todas elas, também pode haver networking. Tenha cuidado para separar o pessoal do profissional, e isso também vale para o tipo de conteúdo que será abordado em cada uma das plataformas.

  1. Participe de eventos

Se tem uma dica crucial para aumentar o seu networking, essa dica é a de estar presente em eventos, conferências, seminários, feiras e workshops voltados para a indústria de artefatos de borracha. São ótimas oportunidades para conhecer pessoas da sua área e criar conexões valiosas.

Você vai poder trocar cartões, conhecer potenciais parceiros e, por consequência, aumentar o seu networking. Sem contar que ainda sairá muito mais bem-informado sobre a sua área, já que terá a oportunidade de acompanhar de perto todas as novidades e tendências do mercado.

Tenha em mente que se deve participar, também, de cursos e workshops que permitam a interação com as pessoas que compartilham de interesses semelhantes.

Expobor é uma excelente oportunidade de networking

Se você está procurando um evento que possa ampliar seu networking, precisa participar da Expobor – maior feira internacional voltada para a indústria de artefatos de borracha, que reúne os principais líderes do segmento de toda a América Latina. O evento acontecerá em junho de 2024.

A feira é, desde 1996, uma das mais importantes para o setor, por permitir que os visitantes tenham acesso a produtos, máquinas, soluções e inovações para transformação e produção de artefatos de borracha nos segmentos automobilísticos, mobilidade, calçadista, petrolífera, pneumática, siderúrgica, eletroeletrônica, construção civil, hospitalar, entre outras.

Além de ficar por dentro de dados e informações sobre o mercado, concorrência, regulamentações, entre outros fatores.

Os encontros acontecem a cada dois anos e proporcionam com que os visitantes tenham acesso a expositores, pratiquem networking, fechem negócios, participem de congressos, seminários e palestras, bem como explorem novas parcerias e troquem conhecimentos técnicos.

Na última feira, realizada em 2022, junto com a Pneushow – Feira Internacional da Indústria de Pneus, foram quase 70 palestras e painéis em três dias de evento. Foram 145 marcas expositoras e 8,6 mil visitantes.

Para este ano, o tema será “A Nova Ordem Mundial – Brasil como potência à atração de investimentos”. A ideia é traçar um panorama atualizado da indústria da borracha, levando em conta todas as mudanças nos padrões de produção, competição, modelos de negócios, consumo e estilo de vida.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre a indústria de artefatos de borracha, pneus e negócios.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.