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Publicado em:
6
2/2019

Negro de fumo é fundamental na durabilidade de pneus e artefatos de borracha

Existem vários tipos do composto, para as mais variadas aplicações e finalidades.



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Divulgação Birla Carbon

Utilizado como carga reforçante na produção de pneus e artefatos de borracha, o negro de fumo era produzido industrialmente até o final do século 19 por meio do aquecimento do óleo num ambiente de baixíssimo oxigênio.

A fumaça resultante do esfriamento grudava na tubulação e era raspada. Conhecido como lamp black, este processo era muito poluente, e acabou substituído por fornalhas mais ambientalmente corretas.

Para se ter uma ideia de sua importância, um pneu não rodaria mais de 100 quilômetros sem o negro de fumo. Existem vários tipos do composto, para as mais variadas aplicações, dependendo das características do produto que se pretende alcançar.

Um pneu com grande durabilidade, por exemplo, perde aderência - e vice-versa. O resultado ideal, dependendo da finalidade, é obtido pelos engenheiros trabalhando-se os tipos de negro de fumo em diferentes formulações e desenhos de pneus.

Fonte: Primeira Página, com informações da Birla Carbon.


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