Notícias


Publicado em:
5
2/2019

Segmento de marketplace faturou R$ 73,4 bilhões nos últimos anos

Empresas e pessoas que vendem por esta modalidade devem se atentar à etapa de entrega dos produtos, já que essa é uma das fases mais importantes na jornada de compra.



Metatags: Comércio Digital, Logística, Entrega, Frete, Marketplace, Transporte
Divulgação

Os consumidores estão cada vez mais adeptos às compras em sites. O segmento de marketplace (espécie de shopping center virtual) de produtos usados e novos faturou R$ 73,4 bilhões nos últimos anos - um crescimento de 21,9% em relação a 2016, quando o movimento foi de R$ 60,2 milhões, de acordo com dados do 37º Webshoppers elaborado pela Ebit.

O número de clientes assíduos desse segmento também mostra que o marketplace continua crescendo e se tornando um dos negócios mais populares do País, pois 58% dos clientes realizaram pelo menos quatro compras nesse tipo de plataforma em 2017.

Estudo da empresa americana de pesquisas Activate estima que as vendas vão empatar com o varejo físico durante todo o ano de 2019, com estimativa de movimentação de US$ 600 bilhões, tornando-se um dos negócios mais populares do mundo. As vendas on-line vão dobrar de tamanho entre 2018 e 2022, passando de US$ 3 trilhões para US$ 6 trilhões, elevando o comércio digital de 12% do varejo para 20%.

Para Cláudio Alvadijan, especialista em logística e CEO da Movetogo, as empresas e pessoas que vendem por marketplaces devem se atentar à etapa de entrega dos produtos e escolher com cautela seus parceiros, já que essa é uma das fases mais importantes na jornada de compra.

“Os consumidores que compram pela internet optam por vendedores que oferecem os melhores prazos de entrega e têm boas avaliações no pós-venda, o que nos remete também às questões envolvendo danos e extravios de mercadorias que, infelizmente, acontecem com frequência e impactam nessa avaliação”, explica.

O empresário acrescenta que o mercado de transporte precisa buscar a inovação, para levar qualidade na entrega para o consumidor final e ajudar a fidelizá-los. Alvadijan lista algumas recomendações na hora de enviar uma encomenda.

• Ter uma embalagem que realmente preserve o produto;
• Verificar se a empresa de marketplace tem restrição de transporte do produto vendido;
• Conferir medidas, peso e valor de nota fiscal, se estão adequados ao mercado de marketplace;
• Comparar o prazo de entrega que é oferecido, para saber se é o mais adequado para o negócio;
• Verificar se o valor de nota fiscal é restituído em caso de avaria ou extravio;
• No contrato de uma transportadora, sempre pedir a apólice de seguro, para confirmar a veracidade e condições estabelecidas pela seguradora;
• Não basta apenas despachar uma mercadoria. A venda se encerra quando a entrega for finalizada e o cliente demonstrar satisfação pelo produto e pelo processo de entrega.

Fonte: Primeira Página, com informações da Movetogo.


Últimas notícias

Aprenda a gerar tráfego qualificado em seu e-commerce

Mais do que atrair clientes, sua empresa conquistará fidelização, leads qualificados e, consequentemente, aumentará as taxas de conversão de vendas.
Leia Mais

O que esperar do marketing digital em 2019?

Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina, lista as sete áreas principais de mudança no segmento e os desafios para o comércio este ano.
Leia Mais

CDL Brusque promove curso de e-commerce

Capacitação acontece de 26 a 28 de fevereiro, em Brusque (SC).
Leia Mais