Notícias


Publicado em:
18
5/2018

Estudo aumenta resistência de borracha usada em indústria petrolífera

A borracha nitrílica é um material utilizado em vários produtos como luvas cirúrgicas e em diversos ramos da indústria



Metatags:

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de Rostock (Alemanha) e da Southwest Petroleum University (China) desenvolveram um estudo que altera as propriedades da borracha nitrílica e otimiza seu desempenho. Na indústria petrolífera, essa borracha é utilizada em situações em que é exigida uma barreira entre os gases, boa adesibilidade e resistência química a óleos. Entretanto, por não apresentar uma alta propriedade termomecânica, a borracha perde a resistência em altas temperaturas, o que obriga uma troca periódica do material.

Na pesquisa foram sintetizadas nanopartículas híbridas baseadas em óxido de grafeno e dióxido de silício, e as adicionaram, de forma homogênea, na matriz da borracha nitrílica.

Os testes mostraram que a adição das nanopartículas híbridas apresentaram melhor resultado quando comparados com a adição das partículas do grafeno e da sílica, em separado.

A melhora apresentada pelo “novo material” está relacionada à absorção das nanopartículas híbridas pela borracha nitrílica, na qual foram formados fortes pontos de reticulação. Dessa forma, a borracha passou a apresentar melhor resistência ao calor.

Fonte: Contato Comunicação (Jornal Dia Dia)


Últimas notícias

ARLANXEO marca presença na Expobor 2018

Com estande de 220 m², além de totens multimídias interativos, a companhia demonstra uma gama completa de soluções
Leia Mais

Lateks organiza palestra sobre os avanços em genética e genômica da seringueira

Pesquisas objetivam desenvolver um estudo sobre os genes da árvore adaptado a regiões frias e com menor disponibilidade de água
Leia Mais

Evonik apresenta novidades durante a Expobor 2018

Empresa destaca soluções para a indústria de transformação da borracha, incluindo fabricantes de pneus, solados e artefatos técnicos
Leia Mais