Notícias


Publicado em:
18
5/2018

Estudo aumenta resistência de borracha usada em indústria petrolífera

A borracha nitrílica é um material utilizado em vários produtos como luvas cirúrgicas e em diversos ramos da indústria



Metatags:

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de Rostock (Alemanha) e da Southwest Petroleum University (China) desenvolveram um estudo que altera as propriedades da borracha nitrílica e otimiza seu desempenho. Na indústria petrolífera, essa borracha é utilizada em situações em que é exigida uma barreira entre os gases, boa adesibilidade e resistência química a óleos. Entretanto, por não apresentar uma alta propriedade termomecânica, a borracha perde a resistência em altas temperaturas, o que obriga uma troca periódica do material.

Na pesquisa foram sintetizadas nanopartículas híbridas baseadas em óxido de grafeno e dióxido de silício, e as adicionaram, de forma homogênea, na matriz da borracha nitrílica.

Os testes mostraram que a adição das nanopartículas híbridas apresentaram melhor resultado quando comparados com a adição das partículas do grafeno e da sílica, em separado.

A melhora apresentada pelo “novo material” está relacionada à absorção das nanopartículas híbridas pela borracha nitrílica, na qual foram formados fortes pontos de reticulação. Dessa forma, a borracha passou a apresentar melhor resistência ao calor.

Fonte: Contato Comunicação (Jornal Dia Dia)


Últimas notícias

Francal Feiras participa do Fórum E-Commerce Brasil

Mirando seus próximos 50 anos de existência e impulsionada pelo DNA de inovação, a promotora se apresenta no principal evento de e-commerce da América Latina e terceiro maior do mundo.
Leia Mais

Química Anastácia completa 77 anos e marca forte presença na Expobor

Empresa possui parceria com fornecedores renomados em mais de 50 pais e um portfólio com mais de 1.000 produtos
Leia Mais

Proquimil há 39 anos distribui matérias-primas para a indústria de borracha e de plástico

Distribuidora e representante de marcas líderes no mercado, a empresa conta com mais de 5 mil m2 de área de armazenamento
Leia Mais