Notícias


Publicado em:
18
5/2018

Estudo aumenta resistência de borracha usada em indústria petrolífera

A borracha nitrílica é um material utilizado em vários produtos como luvas cirúrgicas e em diversos ramos da indústria



Metatags:

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de Rostock (Alemanha) e da Southwest Petroleum University (China) desenvolveram um estudo que altera as propriedades da borracha nitrílica e otimiza seu desempenho. Na indústria petrolífera, essa borracha é utilizada em situações em que é exigida uma barreira entre os gases, boa adesibilidade e resistência química a óleos. Entretanto, por não apresentar uma alta propriedade termomecânica, a borracha perde a resistência em altas temperaturas, o que obriga uma troca periódica do material.

Na pesquisa foram sintetizadas nanopartículas híbridas baseadas em óxido de grafeno e dióxido de silício, e as adicionaram, de forma homogênea, na matriz da borracha nitrílica.

Os testes mostraram que a adição das nanopartículas híbridas apresentaram melhor resultado quando comparados com a adição das partículas do grafeno e da sílica, em separado.

A melhora apresentada pelo “novo material” está relacionada à absorção das nanopartículas híbridas pela borracha nitrílica, na qual foram formados fortes pontos de reticulação. Dessa forma, a borracha passou a apresentar melhor resistência ao calor.

Fonte: Contato Comunicação (Jornal Dia Dia)


Últimas notícias

Indústria 4.0: cibersegurança é fundamental

O alerta vem da Abinc, que salienta a importância da segurança na tecnologia do parque operacional.
Leia Mais

Serasa Experian dá dicas para os consumidores realizarem compras onlines

Especialista em Certificação Digital aponta os principais pontos que os internautas devem se atentar para não caírem em fraudes.
Leia Mais

Especialista alerta sobre o perigo dos gestores tóxicos

Susana Falchi, da HSD Consultoria em RH, aborda o problema das gestões negativas que resultam em processos de assédio moral.
Leia Mais