Notícias


Publicado em:
4
5/2018

Pesquisa da UFLA utiliza borracha de pneu para a produção de cimento-madeira e painéis MDP

A alternativa para o reaproveitamento de pneus foi proposta por uma pesquisa de um programa de pós-graduação em Engenharia de Biomateriais da Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais



Metatags:

No Brasil são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano e quase metade dessa produção é descartada. A ideia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi reutilizar a borracha do pneu para produzir painéis de MDP (Medium Density Particleboard) e de cimento-madeira.

O MDP é um painel constituído de partículas de madeira e adesivos, os quais são submetidos ao processo de pressão e temperatura. Seu uso é direcionado em artigos de linha reta como portas, prateleiras, gavetas, entre outros. Já os painéis de cimento-madeira são utilizados na construção civil em países como Alemanha, Japão e Rússia. No Brasil, sua fabricação ainda é limitada.

A utilização de 5% de partículas de borracha de pneu modificada superficialmente gerou melhorias nas propriedades físico-mecânicas e de isolamento térmico de ambos os tipos de painéis avaliados. O resíduo do pneu é um material hidrofóbico, ou seja, não absorve água, o que contribui de maneira positiva para as propriedades de inchamento em espessura e absorção de água dos painéis.

Fonte: Contato Comunicação (UFLA)


Últimas notícias

Indústria 4.0: cibersegurança é fundamental

O alerta vem da Abinc, que salienta a importância da segurança na tecnologia do parque operacional.
Leia Mais

Serasa Experian dá dicas para os consumidores realizarem compras onlines

Especialista em Certificação Digital aponta os principais pontos que os internautas devem se atentar para não caírem em fraudes.
Leia Mais

Especialista alerta sobre o perigo dos gestores tóxicos

Susana Falchi, da HSD Consultoria em RH, aborda o problema das gestões negativas que resultam em processos de assédio moral.
Leia Mais